Website     |    Contact Sepro

O X vermelho nos nomes do modelo de robôs de 5 e 6 eixos da Sepro tem vários significados, entre eles::

  Velocidade
  Precisão
  Potência
  Flexibilidad
  Interface amigável
O X também indica que esses robôs de alto desempenho oferecem dois ou três eixos de movimento extras, além da configuração cartesiana básica de 3 eixos, permitindo que façam mais para melhorar sua produtividade. Se precisar de um robô apenas para remover uma peça da máquina injetora e ter um ciclo rápido e reprodutível, provavelmente tudo o que você precisa é um robô de 3 eixos. Contudo, quando precisar exigir mais do robô – opções de manipulação adicionais dentro do molde ou fora da máquina – você precisará do Fator X.

Os robôs de 3 eixos convencionais usam acionamento por servo nos eixos primários X, Y e Z combinados com um punho de acionamento pneumático, mas os robôs Sepro X são os únicos a usarem servomotores em todos os eixos. Isso permite que o robô realize movimentos muito complicados rapidamente, com precisão e perfeita repetibilidade. Ele consegue ainda mover-se simultaneamente através de mais de um eixo. Sendo assim, fica mais fácil extrair peças compridas e/ou complexas, com pouco espaço dentro da máquina ou entre as colunas do molde, ou mesmo posicionar as peças para operações secundárias.
 
Os servos também tornam o robô mais flexível. Em aplicações que exigem mudanças frequentes de molde, por exemplo, não há ajustes mecânicos a serem feitos. Todas as configurações são feitas na forma de programação digital, a qual pode ser carregada instantaneamente. É possível também usar ferramentas na extremidade do braço (EOAT) mais simples, já que o pulso servo compensa pequenos desalinhamentos mais facilmente .
 
ROBÔS SERVO DE 5 EIXOS
Os robôs cartesianos de 5 eixos com acionamento por servo têm a vantagem de uma velocidade de entrada superior para tempos de ciclos mais curtos, além da flexibilidade de entrada e saída do molde oferecida por um robô de braço articulado.  Portanto, os robôs de 5 eixos podem realizar muitas tarefas de manipulação de peças complexas, geralmente atribuídas a unidades de braço articulado de 6 eixos.

As Linhas 5X e 7X da Sepro são robôs premium desenvolvidos para aplicações mais complexas. A Linha 5X conta com três modelos dimensionados para atender máquinas injetoras entre 30 e 800 toneladas de força de fechamento. Os três modelos da Linha 7X são maiores, destinados a aplicações que envolvam máquinas injetoras de 700 a 5000 toneladas de força de fechamento. Para aplicações menos complexas e de pega e posicionamento simples, a Sepro lançou a Linha Success X. A nova linha de robôs, combinando uma plataforma Success de 3 eixos redesenhada com um punho servo de 2 eixos desenvolvido em conjunto com a Yaskawa Motoman, oferece novos níveis de flexibilidade para moldes de uso geral em máquinas de 20 a 700 toneladas.

 
ROBÔS COM BRAÇO ARTICULADO E 6 EIXOS
Os robôs multieixos articulados de 6 eixos têm um braço semelhante, em muitos aspectos, ao braço humano. Ele pode girar em sua base como o membro humano gira no ombro. Ele pode se dobrar ao meio, como um cotovelo humano e tem um pulso que gira e move a mão em um arco de subida e descida. Um robô com braço articulado pode pegar um objeto em praticamente qualquer ângulo e ponto dentro de seu alcance, estendendo-se 360° em torno de sua base. Sendo assim, um robô de 6 eixos possui um âmbito de trabalho maior que uma unidade cartesiana e é geralmente encontrado em aplicações que exigem múltiplas operações robóticas fora do espaço do molde. A velocidade dos robôs com braço articulado aumentou nos últimos anos ao ponto comparável em muitos movimentos, mas os robôs cartesianos costumam ser considerados como mais rápidos no movimento de entrada e saída do espaço do molde para a recuperação de peças.
 
A Sepro oferece duas linhas de robôs de braço articulado de 6 eixos: uma linha premium desenvolvida em parceria com a Stäubli Robotics, com quatro modelos destinados à máquinas de 20 a 1300 toneladas e uma segunda, com a Yaskawa Motoman, destinada à aplicações gerais e automotivas em injetoras de 20 a 5000 toneladas.
 








OPÇÃO EXTRA
Quando o assunto são robôs de 5 e 6 eixos de alto desempenho, a Sepro oferece mais opções do que qualquer outro fornecedor – cinco famílias distintas de robôs com 22 modelos diferentes para máquinas injetoras de plástico de 20 a 5000 toneladas.
 
Independente do robô da linha X Sepro que você precise, seja um robô cartesiano de 5 eixos ou uma unidade de braço articulado de 6 eixos, você terá velocidade extra, precisão extra, potência extra e flexibilidade extra que o acionamento servo em todos os eixos lhe oferece. E você terá uma interface amigável extra do controle Visual Sepro – uma única plataforma de controle, desenvolvida pela Sepro especificamente para aplicações de automatização de máquinas injetoras de plástico, que facilita programar e operar quaisquer robôs, de uma simples aplicação de pega e posicionamento a sistemas de automação mais complexos.
 
Certifique-se de ter um Fator X trabalhando para você!